Fotografias
Antigas da PMCE
A
mostra de vinte e sete (27) fotografias que se segue, tem nas 25
primeiras imagens uma fração da exposição
"A História da PMCE em Fotografias". Na íntegra,
a exposição é composta de 80 (oitenta) impressões
em preto e branco, tamanho 15x21cm e, emolduradas em madeira de
cor clara.
Exibida pela primeira vez no Shoping Benfica em maio de 2007, a
exposição fez parte das comemorações
do aniversário de 172 anos da PMCE e contou com cerca de
seiscentas (600) assinaturas em seu livro de registro. Foi obtida
a partir da digitalização de originais e cópias
cedidas, a título de empréstimos, por policiais militares
ou por seus seus familiares.
|
_____________________________________________________________________________________________________________
|
José
Martiniano Pereira de Alencar |
Presidente da Província
do Ceará de 1934 a 1937 e de 1840 a 1941. Criador da Polícia
Militar do Ceará. José Martiniano de Alencar, nasceu
no dia 16/10/1794 no Sítio Lambedor às margens do
Riacho Salamanca, povoado de Barbalha, àquela época
pertencente a Vila, depois cidade, do Crato/CE. Foi Padre, Senador
Vitalício do Império, Jornalista e Orador Sacro.
Quando Governador preocupou-se com a segurança e o bem
estar dos habitantes da Província do Ceará. Assinou
a Resolução Provincial nº 13, de 24 de maio
de 1835 criando a Força Pública do Ceará,
embrião da nossa valorosa Polícia Militar do Ceará,
como marco germinante e real de uma instituição
séria, digna de respeito e admiração, que
com dedicação integral atua diretamente e diuturnamente
os 365 dias do ano nos 184 municípios deste nosso querido
Ceará. Faleceu no dia 15 de março de 1860, em sua
chácara em Moraú, São Cristovão, Rio
de Janeiro/RJ.
_____________________________________________________________________________________
|
|
Criou a Polícia
Militar do Ceará em de 24 de maio de 1835.
"José
Martiniano d'Alencar, Presidente da Província do Ceará.
Faço saber a todos os seus habitantes, que a Assembléia
Legislativa Provincial decretou e eu sancionei a Ley seguinte.
Art.1º - A Força Policial, no futuro anno financeiro,
constará de primeiro, segundo e terceiro Comandantes; um
Primeiro Sargento; dois Segundos; um Furriel, dez Cabos, oitenta
e um Guardas, e dous Cornetas, vencendotodas as Praças
os soldos, que se achão marcadas, e hora vencem.
Art. 2º - A nomeação dos Comandantes e Inferiores
será feita como até agora.
Art. 3º - Ficão revogadas todas as Leys em contrário.
Mando por tanto a todas as autoridades a quem o conhecimento e
execução da referida Leypertencer, que a cumprão
e façam cumprir tão inteiramente, como ne'lla se
contem. O Secretário d'esta Presidência a faça
imprimir, publicar, e correr.
Palácio do Governo do Estado do Ceará em vinte e
quatro de maio de mil e oitocentos e trinta e cinco, décimo
quarto da Independência e do Império.
José Martiniano d'Alencar."
_____________________________________________________________________________________ |
|
1º
Quartel da Força Policial (PMCE) |
Concluído
no fim do ano de 1891, foi inaugurado no dia 1º de setembro
de 1893 com a presença do então Governador do Estado
Dr. José Freire Bezerril Fontenele. Estava localizado na
esquina das ruas Guilherme Rocha com Floriano Peixoto, na atual
Praça do Ferreira.
_____________________________________________________________________________________ |
|
Sede
do Batalhão de Segurança (PMCE) em 1893 |
Neste
prédio funcionou a sede do Batalhão de Segurança
do Ceará de 1893 a 1908 . Em 1908 o Batalhão cedeu
parte de seu terreno para que ali fosse a construido o Teatro José
de Alencar.
Após a inauguração do Teatro em 1910, o Batalhão
de Segurança novamente perde espaço físico,
desta vez para a Escola de Aprendizes Artífices. Até
que em 1933 o prédio foi demolido e em seu lugar foi construída
a sede da Diretoria de Saúde Pública; depois o Centro
de Saúde foi transformado em Jardim do Teatro José
de Alencar e da antiga estrutura não resta mais nada..
_____________________________________________________________________________________ |
|
Fachada
do Quartel General da PMCE em 1928 |
O
Quartel do 5º BPM, na Praça José Bonifácio,
onde hoje está instalado o Complexo Administrativo Operacional
da PMCE, foi construído durante o governo do Dr. Justiniano
de Serpa (1920-1923), inaugurado em 1927, e ampliado no governo
do Dr. Carlos de Matos Peixoto (1928-1930) e na interventoria do
Cap EB Roberto Carneiro de Mendonça (1931-1934).
Na gestão do Governador Francisco de Menezes Pimentel, por
iniciativa do Secretário de Polícia e Segurança
Pública, Cap EB Manoel Cordeiro Neto, é reinaugurado
a 25 de novembro de 1939, sendo encarregado das obras o então
Ten-Cel PM Luiz Davi de Sousa.
_____________________________________________________________________________________ |
|
Fachada
do Quartel General da PMCE em 1955 |
De
1946 até 6 de março de 1974, o prédio da Praça
José Bonifácio abrigou além de outras Unidades,
o Comando Geral da Corporação. Com a inauguração
do Quartel do Comando Geral (QCG) na Avenida Aguanambi em 06 de
março de 1974, o Comando Geral da PMCE transferiu-se para
essa Unidade permanecendo até hoje.
Em 11 de maio de 1972, conforme Decreto Governamental de nº
9810, foi denominado 5º Batalhão Policial Militar.
O primeiro Comandante do 5º BPM foi o Ten-Cel PM Gerardo de
Matos Dourado.
_____________________________________________________________________________________ |
|
Fachada
do Hospital da Força Pública em 1939 |
O
atual Hospital da Polícia Militar do Ceará foi criado
pelo Decreto nº 527 , de 01 de abril de1939 , com o nome de
Hospital Central da Polícia Militar do Ceará, sendo
Governador do Estado do Ceará o Dr. Francisco de Menezes
Pimentel (1937-1945) e Comandante-Geral o Cel EB Djalma Bayma (1935-1939).
O primeiro Diretor Geral do HPM , foi o Cap PM Médico José
Furtado Filho, clínico geral , formado em 1915 pela Faculdade
de Medicina da Universidade Federal da Bahia-UFBA.
_____________________________________________________________________________________ |
|
Hospital
da Força Pública em 1955 |
O
Cap PM Médico José Furtado Filho , além de
ter sido praticamente o fundador do HPM, construiu a Capela de Nossa
Senhora do Perpétuo Socorro e a Sala de Cirurgias , cujas
bençãos foram oficiadas pelo então Arcebispo
de Fortaleza Dom Antônio de Almeida Lustosa (mineiro ,1941-1968).
As missas na capela eram celebradas pelo Capelão da PMCE
Cap PM Archimedes Bruno .
_____________________________________________________________________________________ |
|
Banda
de Música da PMCE em 1879 |
A
Banda de Música foi criada pela Lei nº 688, de 28 de
outubro de 1854, e sancionada pelo Presidente da Província,
Dr.Vicente Pires Mota e graças ao s esforços do Major
PM Xavier Torres, que, à época comandava o Corpo Policial.
A pequena banda compunha-se de 14 músicos e um mestre contratado,
o Sr. Joaquim dos Prazeres Macaco.
_____________________________________________________________________________________ |
|
Banda
de Música da PMCE em 1885 |
Em
18 de outubro de 1954 o então Governador, Stênio Gomes
da Silva resolveu dar a denominação de Major Xavier
Torres à Banda de Música , por ter sido ele um dos
incentivadores de sua criação.
_____________________________________________________________________________________ |
|
Instrução
da Cavalaria da PMCE em 1931 |
O
Esquadrão de Polícia Montada Cel Moura Brasil, foi
criado através da Lei nº 11.035 de 25 de maio de 1985,
com fins a suprir e complementar as atividades básicas de
policiamento ostensivo exercido pela Polícia Militar do Ceará,
utilizando como meio de locomoção o cavalo.
Legalmente criado, o EPMont só começou a ter vida
operacional em meados de 1988, quando foi fundado o primeiro núcleo
no bairro de Papicu.
_____________________________________________________________________________________ |
|
Exercício
de Salto da Cavalaria da PMCE em 1947 |
Cap
EB Rabelo Maia (da Arma de Cavalaria), comissionado Cel PM e Comandante-Geral
da Polícia Militar do Ceará (1947/1948) praticando
equitação no Grupamento Escola General Edgard Facó.
Hoje o EPMont possui sede própria e é uma Unidade
de grande importância para a comunidade cearense.
_____________________________________________________________________________________ |
|
Acampamento
de Tropa da PMCE em 1944 |
Acampamento
realizado quando do encerramento do ano letivo da Polícia
Militar do Ceará em 1944.
Da esquerda : Cap PM Hermenegildo Cardoso da Cruz, Cap PM Antônio
Alves de Lima, Maj PM João Medeiros Bastos, 1º Ten PM
Manoel do Rêgo Falcão e o Aspirante-a-Oficial PM José
Silvino da Silva (sentado à máquina de escrever).
_____________________________________________________________________________________ |
|
Reunião
da CABEMCE em 1949 |
A
Caixa Beneficente do Pessoal da Polícia Militar do Ceará
e Bombeiros Militares foi criada em 05 de fevereiro de 1938 , qdº
então comandava a PMCE o Cel EB Djalma Bayma (1935/1939).
É uma sociedade civil com sede e foro na Capital do Estado
do Ceará e que desenvolve suas atividades por todo o seu
território.
Seu primeiro Diretor foi o Capitão PM Á lvaro de Oliveira,
cujo mandato foi de 05/02/1938 a 05/02/1940.
Dentre os integrantes da reunião destacamos da esquerda para
direita: Maj PM Zacarias Alves Albuquerque, Ten Cel PM Francisco
Moreira de Paiva, Ten Cel PM Manoel do Rêgo Falcão,
Ten Cel PM
José Lima de Oliveira e Ten PM Ubirajara Cabral de Lavor.
_____________________________________________________________________________________ |
|
A
Revolução de 1930 foi o nome dado ao movimento
armado liderado pelos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul
que culminou com a deposição do Presidente Washington
Luís em 24 de outubro.
No Ceará o Governador, José Carlos de Matos Peixoto
recebeu um radiograma cifrado do Palácio do Catete, comunicando
a deflagração do movimento revolucionário.
Imediatamente reúne seu secretariado e coloca a Polícia
Militar de prontidão, manda que esta ocupe pontos estratégicos
nas estradas de Messejana, Parangaba e Antônio Bezerra, triplica
o policiamento em torno do Palácio da Luz e instala ninhos
de metralhadora na Praça General Tibúrcio, que fica
interditada a pedestres. Nesse mesmo dia o Governador, por volta
de 22h00, chega ao 23º BC juntamente com sua família
para pernoitar sob a guarda do batalhão, já que fora
deposto e que embarcaria no dia seguinte, na Ponte Metálica,
para fora do estado.
O Dr. Fernandes Távora que havia sido preso e conduzido à
Chefatura de Polícia no dia anterior, foi levado pelo povo
para assumir o Palácio da Luz, como Governador Provisório
do Estado do Ceará. Tomou posse em ato simples, aproximadamente,
onze horas da manhã do dia 08/10/1930, tendo permanecido
por apenas oito meses.
_____________________________________________________________________________________ |
|
Patrulha
da PMCE de Combate ao Cangaço |
Patrulha
da PMCE que combateu o Cangaço na década de 30 no
interior do Estado do Ceará. Vendo-se em pé á
esquerda, o então Sargento PM José Honorato dos Santos
Carneiro .
O Cangaço ocorreu no chamado Polígono das Secas, região
do semi-árido nordestino também conhecida como região
da caatinga .
_____________________________________________________________________________________ |
|
Volante
da PMCE que perseguiu cangaceiros no interior do Estado em1936.
Vendo-se á esquerda o Cap PM Alfredo Dias da Cruz; ao centro
o Sargento PM Arnaud Silvino Lopes e á direita o Sd PM Climério
.
As volantes eram unidades móveis, forças policiais
oficias compostas também por civis contratados pelo governo
para perseguir os cangaceiros pela caatinga nordestina.
_____________________________________________________________________________________ |
|
Exercício
de Guerra em 1940 |
Instântaneo
apanhado em 14 de janeiro de 1940, dentro de uma trincheira construída
pelos alunos dos 1º, 2º e 3º anos do Curso de Formação
de Oficiais da Escola de Formação de Oficiais à
margem da Estrada do Barro Vermelho (hoje bairro de Antônio
Bezerra).
_____________________________________________________________________________________ |
|
1º
Caminhão de Transporte de Tropa do Corpo de Segurança
Pública |
Este
caminhão foi utilizado a partir de 1934 no transporte das
tropas do Corpo de Segurança Pública .
Trata-se do Ford conhecido por muitos como Ford Bigode, que tem
este apelido lhe foi dado devido as duas manetes na coluna de direção,
uma para o avanço de centelha e outra, do acelerador, que
era de mão.
Foi lançado em 1917 como caminhão Modelo TT. Em 1919,
a Ford se torna o primeiro fabricante de automóveis no Brasil,
com a produção do carro (Ford T) e do caminhão
dessa linha.
_____________________________________________________________________________________ |
|
1ª
Missa Celebrada na Capela de Santo Expedito |
A primeira celebrada
na Capela de Santo Expedito foi celebrada pelo Monsenhor Otávio
de Castro no dia 1º de abril de 1940. A Capela até hoje
funciona no interior do Quartel do Complexo Administrativo Operacional
da PMCE, na Praça José Bonifácio.
Santo Expedito, popularmente
considerado o Santo das causas justas e urgentes, era comandante-chefe
da XII Legião Romana, cognominada "Fulminante"
- nome dado em memória de uma façanha que se tornou
célebre - e aquartelada no distrito de Melitene, na Capadócia,
sede de uma das províncias romanas da Armênia, no final
do século III. Hoje uma pequena localidade chamada Melatia.
A legião era formanda em sua maioria por soldados cristãos,
sendo sua função primordial defender as fronteiras
orientais contra os ataques dos bárbaros asiáticos.
Santo Expedito destacou-se no comando dessa legião por suas
virtudes de cristão e de chefe ligado a sua religião,
a seu dever, à ordem e à disciplina.
Antes de sua conversão ao Cristianismo, tinha uma vida devassa
e, quando prestes a converter-se, apareceu-lhe um espírito
do mal, na forma de um corvo, grasnando "cras" - que em
latim significa "amanhã" - mas esse grande santo
pisoteou o corvo, bradando "hodie", que significa "hoje",
confirmando sua urgente conversão.
Convertido, assim como toda a sua tropa, foi vítima da ira
do imperador Diocleciano. A importância de seu posto fazia
dele um alvo especial do ódio do imperador. Foi flagelado
até sangrar e depois decapitado com espada, em 19 de abril
de 303 d.c.
A devoção à memória de Santo Expedito
começou em sua pátria, tomando proporção
maior e atingindo o Oriente, depois o Ocidente, especialmente a
Alemanha. Seu nome espalhou-se pela Itália, Espanha, França
e Bélgica. Em 1894, teve um altar dedicado a ele na Capela
das Religiosas Mínimas com sua estátua.
Crê-se que Santo Expedito ajuda pessoas com problemas urgentes
e de difícil solução. O Santo é também
protetor dos militares, estudantes, jovens e viajantes.
As imagens de Santo Expedito apresentam-no com traje de legionário,
vestido de túnica curta e de manto jogado militarmente atrás
das espáduas com postura marcial. Em uma mão sustenta
uma palma e na outra uma cruz que ostenta em letras visíveis
a palavra "Hodie", em referência ao episódio
do espírito do mal, que surge para adiar sua conversão.
Calca com o pé vitorioso um corvo que se consome lançando
seu grito habitual "Cras".
Texto Extraído do Site:pt.wikipedia.org
_____________________________________________________________________________________ |
|
A
década de 40 nos reservou alguns acontecimentos marcantes.
O mundo estava prestes a conhecer a II Guerra Mundial e seus horrores.
Um pouco antes, em 1941, os pescadores Jacaré, Tatá,
Manuel Preto e Jerônimo viajam, por 61 dias, de Fortaleza
ao Rio de Janeiro, numa jangada. Na capital da República,
levam a Getúlio Vargas reivindicações trabalhistas.
Em 1942, o cineasta Orson Welles vem ao Brasil rodar episódios
de seu longa It’s all true. Um deles, aborda o carnaval carioca;
o outro, a aventura daqueles heróis cearenses. Mas, durante
as filmagens, Jacaré morre em acidente . Ele presidia a colônia
de pescadores da Praia de Iracema e, na época, fizera denúncias
sobre escândalos do mundo da pesca. O documentário
não é a biografia de um homem. Antes, é o retrato
de Manuel Olímpio Meira, o Jacaré, como cidadão.
Já adulto, ele se alfabetizou para melhor cumprir sua missão,
tornando-se um líder. Carismático, impressionou Welles,
ao passo que causava certa desconfiança nas autoridades.
Texto Extraído
parcialmente do Site:www.skyscrapercity.com
_____________________________________________________________________________________ |
|
Tropa da PMCE em desfile
pela Avenida Pessoa Anta em 7 de setembro de 1950.
(...) Na década
de 1950, Fortaleza já contava com infra-estrutura razoável
e as constantes migrações, em função
das secas, faziam crescer o número de habitantes e os negócios.
Quando Getúlio Vargas foi reeleito em 1951, o comércio
de bens importados a partir de Fortaleza teve um grande incremento,
dado por concessões recebidas pelos comerciantes e políticos
locais, aliados do presidente.
Nas décadas de 1950 e 1960, inúmeras ações
do governo central promoveram o desenvolvimento regional, como a
criação da Sudene e do Banco do Nordeste, e a implantação
de incentivos fiscais para promover a industrialização
de regiões consideradas atrasadas, como o Nordeste, o que
é o caso do Mecanismo 34/18 e do Fundo de Investimentos do
Nordeste - Finor.
O Ceará naturalmente se beneficiou desse processo, e Fortaleza
pôde se fortalecer mais ainda como centro da vida econômica
do estado. Entre 1950 e 1960 muitas indústrias se instalaram
na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), o comércio
se intensificou e a população cresceu quase 100%.
(...)
Texto de Suely Chancon,
originalmente publicado no jornal O POVO, em abril de 2006
_____________________________________________________________________________________ |
|
Desfile
de Tropa Motorizada da PMCE |
Desfile
de tropa motorizada da PMCE em 1948. Serviando de batedores ao Comandante
da 10ª RM, no jeep do EB, estão os 2º Ten's PM
Pedro Diogo de Lima e Valdir Cavalcante Saldanha em motos do Harley
Davidson.
(...)
Em 1948 as Harley Davidson dos modelos "U" saiam de linha
de produção deixando somente as WL45 como modelo de
válvula lateral, era introduzido o modelo Pan Head, denominado
assim por causa do formato de panela da tampa de válvulas.
A Pan Head não era somente um novo cabeçote, o quadro
mudou para acomodar um motor mais alto, mais leve e com dutos de
lubrificação internos. Era equipada com uma nova bomba
de óleo, mas a mudança mais significativa eram os
tuchos de válvula hidráulicos que permitiam que o
ajuste perfeito das válvulas fosse menos crítico e
o motor assim trabalhava mais frio. Um novo comando acompanhava
o sistema.
As cores disponiveis eram o azul azure, vermelho voador e preta.
(...)
Texto Extraído Parcialmente do Site: www.motosantigas.com.br
_____________________________________________________________________________________ |
|
A
fotografia provavelmente é da década de 40. Nela estão
o 1º Ten PM Simonides Maia das Chagas e seus colegas policiais
motociclistas. Este seria, quem sabe, o embrião do atual
Pelotão de Motos da PMCE. Aparentemente se tratam de motos
do tipo Harley Davidson.
(...)
A história da marca Harley-Davids oncomeçou em 1903,
num barracão localizado nos fundos da casa dos jovens irmãos
Arthur e Walter Davidson, no município de Milwaukee, em Wisconsin.
A dupla, que tinha em torno de 20 anos, acabava de se associar com
William S. Harley, de 21 anos, para construir artesanalmente um
pequeno modelo de motocicleta destinado às competições.
Foi neste barracão (com três metros de largura por
nove metros de comprimento), e em cuja fachada podia se ler o letreiro
“Harley-Davidson Motor Company”, que foram produzidas
as primeiras três motocicletas da marca.
Dessas três motocicletas iniciais, uma foi vendida diretamente
pelos fundadores da empresa, em Milwaukee, para Henry Meyer, amigo
pessoal de William S. Harley e Arthur Davidson. Em Chicago, a primeira
concessionária nomeada pela marca – C. H. Lang –
comercializou outra dessas três motos fabricadas inicialmente.
Os negócios começavam a evoluir, mas num ritmo lento.
No dia 4 de julho de 1905, no entanto, uma motocicleta Harley-Davidson
venceu, em Chicago, sua primeira competição –
e isso ajudou a alavancar ainda mais as vendas da jovem empresa.
Neste mesmo ano, foi contratado, em Milwaukee, o primeiro funcionário
em tempo integral da Harley-Davidson Motor Company. (...)
Texto
Extaraído Parcialmente do Site:www.moto.com.br
_____________________________________________________________________________________ |
|
Nesse
período o Ceará, a exemplo do restante do País,
já vivia a Belle Èpoque, período este iniciado
no final do século XIX, com a substituição
da pecuária extensiva pelo algodão. Fortaleza possuía
uma economia diversificada, com atividades de manufaturas e pequenas
indústrias que abasteciam o mercado local, além de
um amplo comércio de varejo .
O Teatro José de Alencar era inaugurado a 17 de junho de
1910 e a Banda de Música Major Xavier Torres já abrilhantava
o evento fazendo encantar a todos com suas maravilhosas execuções
musicais.
_____________________________________________________________________________________ |
Tropa Motorizada do 2º
BPM em Sobral/CE |
Tropa
Motorizada da PMCE em 1980 |
Na
década de 80 era muito comum o uso de fuscas no patrulhamento
das cidades. Aqui vemos uma pequena parte da tropa do 2º BPM,
em Sobral/CE, prontos para mais uma jornada de trabalho. As viaturas
fuscas eram pintadas de preto e por conta de tal ficaram popularmente
conhecidas como "pretinhas".
Em cerca de 60 anos desde
sua criação, o fusca tradicional teve muitas alterações,
mas manteve o mesmo visual básico. Do pequeno motor de 995cc
de 19cv da época em que foi projetado (em 1935/1936) até
o de 1.584cc de 53cv atual, sua mecânica passou por inúmeras
modificações, mas o seu conceito básico permaneceu
o mesmo, com motor quatro cilindros traseiro, refrigerado a ar.
Seu projeto teve origem no início da década de 30
e foi desenvolvido por Ferdinand Porsche em sua própria garagem,
em Stuttgart, na Alemanha, ainda hoje sede da Porsche. A proposta
inicial previa motor de apenas dois cilindros, refrigerado a ar,
que acabou não aprovado. Optou-se então pelo motor
traseiro de quadro cilindros (boxer, oposto dois a dois) refrigerado
a ar. A resistente suspensão, por barras de torção,
reforçava a idéia de criar um carro econômico,
resistente, barato e popular.
Texto Extraído do Site: exactaexpress.com.br
_____________________________________________________________________________________ |
Sd
PM Cavalcante, hoje Sgt PM lotado no QCG, a bordo da VTR 01 - BPChoque
- 1985 |
Viatura
do BPChoque em 1985 |
Em 1985, a viatura utilizada
pelo BPChoque no atendimento de suas ocorrências era o Opala.
Na fotografia ao lado, vemos o então SD PM Cavalcante a bordo
de um desses carros que para a PMCE foram pintados de azul e branco.
O uniforme de instrução usado a essa época
também era de cor azul escura, e o de passeio muito se assemelhava
nas cores, ao do hoje Programa Ronda do Quarteirão.
O
projeto de
fabricação do Opala demorou cerca de dois anos, sendo
finalmente apresentado no salão do automóvel de São
Paulo no dia 19 de Novembro de 1968. A receita do Opala combinava
a carroceria alemã do "Opel Rekord C / Commodore A",
fabricado de 1966 a 1971, à mecânica norte-americana
do "Chevrolet Impala". E ao longo de seus 23 anos e 5
meses de produção contínua, passou por diversos
aprimoramentos mecânicos e modificações estéticas.
Foram oferecidas duas opções de motores durante a
produção do Opala 4 cilindros para as versões
básicas quanto luxuosas ou esportivas, so que com mais economia,
e 6 cilindros para as também versões básicas,
luxuosas ou esportivas. Todos os motores usados no Opala foram derivados
de motores da Chevrolet Norte-Americana.
Eleito pela Revista Autoesporte o Carro do Ano de 1972.
Texto Extraído do Site: pt.wikipedia.org
|
|