Fotografias Antigas da PMCE

A mostra de vinte e sete (27) fotografias que se segue, tem nas 25 primeiras imagens uma fração da exposição "A História da PMCE em Fotografias". Na íntegra, a exposição é composta de 80 (oitenta) impressões em preto e branco, tamanho 15x21cm e, emolduradas em madeira de cor clara.
Exibida pela primeira vez no Shoping Benfica em maio de 2007, a exposição fez parte das comemorações do aniversário de 172 anos da PMCE e contou com cerca de seiscentas (600) assinaturas em seu livro de registro. Foi obtida a partir da digitalização de originais e cópias cedidas, a título de empréstimos, por policiais militares ou por seus seus familiares.

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José Martiniano Pereira de Alencar

Presidente da Província do Ceará de 1934 a 1937 e de 1840 a 1941. Criador da Polícia Militar do Ceará. José Martiniano de Alencar, nasceu no dia 16/10/1794 no Sítio Lambedor às margens do Riacho Salamanca, povoado de Barbalha, àquela época pertencente a Vila, depois cidade, do Crato/CE. Foi Padre, Senador Vitalício do Império, Jornalista e Orador Sacro. Quando Governador preocupou-se com a segurança e o bem estar dos habitantes da Província do Ceará. Assinou a Resolução Provincial nº 13, de 24 de maio de 1835 criando a Força Pública do Ceará, embrião da nossa valorosa Polícia Militar do Ceará, como marco germinante e real de uma instituição séria, digna de respeito e admiração, que com dedicação integral atua diretamente e diuturnamente os 365 dias do ano nos 184 municípios deste nosso querido Ceará. Faleceu no dia 15 de março de 1860, em sua chácara em Moraú, São Cristovão, Rio de Janeiro/RJ.

 

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Fac-simile da Lei Nº 13 

Criou a Polícia Militar do Ceará em de 24 de maio de 1835.

"José Martiniano d'Alencar, Presidente da Província do Ceará. Faço saber a todos os seus habitantes, que a Assembléia Legislativa Provincial decretou e eu sancionei a Ley seguinte.
Art.1º - A Força Policial, no futuro anno financeiro, constará de primeiro, segundo e terceiro Comandantes; um Primeiro Sargento; dois Segundos; um Furriel, dez Cabos, oitenta e um Guardas, e dous Cornetas, vencendotodas as Praças os soldos, que se achão marcadas, e hora vencem.
Art. 2º - A nomeação dos Comandantes e Inferiores será feita como até agora.
Art. 3º - Ficão revogadas todas as Leys em contrário. Mando por tanto a todas as autoridades a quem o conhecimento e execução da referida Leypertencer, que a cumprão e façam cumprir tão inteiramente, como ne'lla se contem. O Secretário d'esta Presidência a faça imprimir, publicar, e correr.
Palácio do Governo do Estado do Ceará em vinte e quatro de maio de mil e oitocentos e trinta e cinco, décimo quarto da Independência e do Império.
José Martiniano d'Alencar."

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1º Quartel da Força Policial (PMCE)

Concluído no fim do ano de 1891, foi inaugurado no dia 1º de setembro de 1893 com a presença do então Governador do Estado Dr. José Freire Bezerril Fontenele. Estava localizado na esquina das ruas Guilherme Rocha com Floriano Peixoto, na atual Praça do Ferreira.

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Sede do Batalhão de Segurança (PMCE) em 1893

Neste prédio funcionou a sede do Batalhão de Segurança do Ceará de 1893 a 1908 . Em 1908 o Batalhão cedeu parte de seu terreno para que ali fosse a construido o Teatro José de Alencar.
Após a inauguração do Teatro em 1910, o Batalhão de Segurança novamente perde espaço físico, desta vez para a Escola de Aprendizes Artífices. Até que em 1933 o prédio foi demolido e em seu lugar foi construída a sede da Diretoria de Saúde Pública; depois o Centro de Saúde foi transformado em Jardim do Teatro José de Alencar e da antiga estrutura não resta mais nada..

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Fachada do Quartel General da PMCE em 1928

O Quartel do 5º BPM, na Praça José Bonifácio, onde hoje está instalado o Complexo Administrativo Operacional da PMCE, foi construído durante o governo do Dr. Justiniano de Serpa (1920-1923), inaugurado em 1927, e ampliado no governo do Dr. Carlos de Matos Peixoto (1928-1930) e na interventoria do Cap EB Roberto Carneiro de Mendonça (1931-1934).
Na gestão do Governador Francisco de Menezes Pimentel, por iniciativa do Secretário de Polícia e Segurança Pública, Cap EB Manoel Cordeiro Neto, é reinaugurado a 25 de novembro de 1939, sendo encarregado das obras o então Ten-Cel PM Luiz Davi de Sousa.

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Fachada do Quartel General da PMCE em 1955

De 1946 até 6 de março de 1974, o prédio da Praça José Bonifácio abrigou além de outras Unidades, o Comando Geral da Corporação. Com a inauguração do Quartel do Comando Geral (QCG) na Avenida Aguanambi em 06 de março de 1974, o Comando Geral da PMCE transferiu-se para essa Unidade permanecendo até hoje.
Em 11 de maio de 1972, conforme Decreto Governamental de nº 9810, foi denominado 5º Batalhão Policial Militar.
O primeiro Comandante do 5º BPM foi o Ten-Cel PM Gerardo de Matos Dourado.

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Fachada do Hospital da Força Pública em 1939

O atual Hospital da Polícia Militar do Ceará foi criado pelo Decreto nº 527 , de 01 de abril de1939 , com o nome de Hospital Central da Polícia Militar do Ceará, sendo Governador do Estado do Ceará o Dr. Francisco de Menezes Pimentel (1937-1945) e Comandante-Geral o Cel EB Djalma Bayma (1935-1939).
O primeiro Diretor Geral do HPM , foi o Cap PM Médico José Furtado Filho, clínico geral , formado em 1915 pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia-UFBA.

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Hospital da Força Pública em 1955

O Cap PM Médico José Furtado Filho , além de ter sido praticamente o fundador do HPM, construiu a Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e a Sala de Cirurgias , cujas bençãos foram oficiadas pelo então Arcebispo de Fortaleza Dom Antônio de Almeida Lustosa (mineiro ,1941-1968).
As missas na capela eram celebradas pelo Capelão da PMCE Cap PM Archimedes Bruno .

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Banda de Música da PMCE em 1879

A Banda de Música foi criada pela Lei nº 688, de 28 de outubro de 1854, e sancionada pelo Presidente da Província, Dr.Vicente Pires Mota e graças ao s esforços do Major PM Xavier Torres, que, à época comandava o Corpo Policial.
A pequena banda compunha-se de 14 músicos e um mestre contratado, o Sr. Joaquim dos Prazeres Macaco.

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Banda de Música da PMCE em 1885

Em 18 de outubro de 1954 o então Governador, Stênio Gomes da Silva resolveu dar a denominação de Major Xavier Torres à Banda de Música , por ter sido ele um dos incentivadores de sua criação.

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Instrução da Cavalaria da PMCE em 1931

O Esquadrão de Polícia Montada Cel Moura Brasil, foi criado através da Lei nº 11.035 de 25 de maio de 1985, com fins a suprir e complementar as atividades básicas de policiamento ostensivo exercido pela Polícia Militar do Ceará, utilizando como meio de locomoção o cavalo.
Legalmente criado, o EPMont só começou a ter vida operacional em meados de 1988, quando foi fundado o primeiro núcleo no bairro de Papicu.

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Exercício de Salto da Cavalaria da PMCE em 1947

Cap EB Rabelo Maia (da Arma de Cavalaria), comissionado Cel PM e Comandante-Geral da Polícia Militar do Ceará (1947/1948) praticando equitação no Grupamento Escola General Edgard Facó.
Hoje o EPMont possui sede própria e é uma Unidade de grande importância para a comunidade cearense.

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Acampamento de Tropa da PMCE em 1944

Acampamento realizado quando do encerramento do ano letivo da Polícia Militar do Ceará em 1944.
Da esquerda : Cap PM Hermenegildo Cardoso da Cruz, Cap PM Antônio Alves de Lima, Maj PM João Medeiros Bastos, 1º Ten PM Manoel do Rêgo Falcão e o Aspirante-a-Oficial PM José Silvino da Silva (sentado à máquina de escrever).

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Reunião da CABEMCE em 1949

A Caixa Beneficente do Pessoal da Polícia Militar do Ceará e Bombeiros Militares foi criada em 05 de fevereiro de 1938 , qdº então comandava a PMCE o Cel EB Djalma Bayma (1935/1939).
É uma sociedade civil com sede e foro na Capital do Estado do Ceará e que desenvolve suas atividades por todo o seu território.
Seu primeiro Diretor foi o Capitão PM Á lvaro de Oliveira, cujo mandato foi de 05/02/1938 a 05/02/1940.
Dentre os integrantes da reunião destacamos da esquerda para direita: Maj PM Zacarias Alves Albuquerque, Ten Cel PM Francisco Moreira de Paiva, Ten Cel PM Manoel do Rêgo Falcão, Ten Cel PM
José Lima de Oliveira e Ten PM Ubirajara Cabral de Lavor.

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Revolução de 30 no Ceará

A Revolução de 1930 foi o nome dado ao movimento armado liderado pelos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul que culminou com a deposição do Presidente Washington Luís em 24 de outubro.
No Ceará o Governador, José Carlos de Matos Peixoto recebeu um radiograma cifrado do Palácio do Catete, comunicando a deflagração do movimento revolucionário. Imediatamente reúne seu secretariado e coloca a Polícia Militar de prontidão, manda que esta ocupe pontos estratégicos nas estradas de Messejana, Parangaba e Antônio Bezerra, triplica o policiamento em torno do Palácio da Luz e instala ninhos de metralhadora na Praça General Tibúrcio, que fica interditada a pedestres. Nesse mesmo dia o Governador, por volta de 22h00, chega ao 23º BC juntamente com sua família para pernoitar sob a guarda do batalhão, já que fora deposto e que embarcaria no dia seguinte, na Ponte Metálica, para fora do estado.
O Dr. Fernandes Távora que havia sido preso e conduzido à Chefatura de Polícia no dia anterior, foi levado pelo povo para assumir o Palácio da Luz, como Governador Provisório do Estado do Ceará. Tomou posse em ato simples, aproximadamente, onze horas da manhã do dia 08/10/1930, tendo permanecido por apenas oito meses.

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Patrulha da PMCE de Combate ao Cangaço

Patrulha da PMCE que combateu o Cangaço na década de 30 no interior do Estado do Ceará. Vendo-se em pé á esquerda, o então Sargento PM José Honorato dos Santos Carneiro .
O Cangaço ocorreu no chamado Polígono das Secas, região do semi-árido nordestino também conhecida como região da caatinga .

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Volante da PMCE em 1936

Volante da PMCE que perseguiu cangaceiros no interior do Estado em1936.
Vendo-se á esquerda o Cap PM Alfredo Dias da Cruz; ao centro o Sargento PM Arnaud Silvino Lopes e á direita o Sd PM Climério .
As volantes eram unidades móveis, forças policiais oficias compostas também por civis contratados pelo governo para perseguir os cangaceiros pela caatinga nordestina.

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Exercício de Guerra em 1940

Instântaneo apanhado em 14 de janeiro de 1940, dentro de uma trincheira construída pelos alunos dos 1º, 2º e 3º anos do Curso de Formação de Oficiais da Escola de Formação de Oficiais à margem da Estrada do Barro Vermelho (hoje bairro de Antônio Bezerra).

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1º Caminhão de Transporte de Tropa do Corpo de Segurança Pública

Este caminhão foi utilizado a partir de 1934 no transporte das tropas do Corpo de Segurança Pública .
Trata-se do Ford conhecido por muitos como Ford Bigode, que tem este apelido lhe foi dado devido as duas manetes na coluna de direção, uma para o avanço de centelha e outra, do acelerador, que era de mão.
Foi lançado em 1917 como caminhão Modelo TT. Em 1919, a Ford se torna o primeiro fabricante de automóveis no Brasil, com a produção do carro (Ford T) e do caminhão dessa linha.

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1ª Missa Celebrada na Capela de Santo Expedito

A primeira celebrada na Capela de Santo Expedito foi celebrada pelo Monsenhor Otávio de Castro no dia 1º de abril de 1940. A Capela até hoje funciona no interior do Quartel do Complexo Administrativo Operacional da PMCE, na Praça José Bonifácio.


Santo Expedito, popularmente considerado o Santo das causas justas e urgentes, era comandante-chefe da XII Legião Romana, cognominada "Fulminante" - nome dado em memória de uma façanha que se tornou célebre - e aquartelada no distrito de Melitene, na Capadócia, sede de uma das províncias romanas da Armênia, no final do século III. Hoje uma pequena localidade chamada Melatia. A legião era formanda em sua maioria por soldados cristãos, sendo sua função primordial defender as fronteiras orientais contra os ataques dos bárbaros asiáticos. Santo Expedito destacou-se no comando dessa legião por suas virtudes de cristão e de chefe ligado a sua religião, a seu dever, à ordem e à disciplina.
Antes de sua conversão ao Cristianismo, tinha uma vida devassa e, quando prestes a converter-se, apareceu-lhe um espírito do mal, na forma de um corvo, grasnando "cras" - que em latim significa "amanhã" - mas esse grande santo pisoteou o corvo, bradando "hodie", que significa "hoje", confirmando sua urgente conversão.
Convertido, assim como toda a sua tropa, foi vítima da ira do imperador Diocleciano. A importância de seu posto fazia dele um alvo especial do ódio do imperador. Foi flagelado até sangrar e depois decapitado com espada, em 19 de abril de 303 d.c.
A devoção à memória de Santo Expedito começou em sua pátria, tomando proporção maior e atingindo o Oriente, depois o Ocidente, especialmente a Alemanha. Seu nome espalhou-se pela Itália, Espanha, França e Bélgica. Em 1894, teve um altar dedicado a ele na Capela das Religiosas Mínimas com sua estátua.
Crê-se que Santo Expedito ajuda pessoas com problemas urgentes e de difícil solução. O Santo é também protetor dos militares, estudantes, jovens e viajantes.
As imagens de Santo Expedito apresentam-no com traje de legionário, vestido de túnica curta e de manto jogado militarmente atrás das espáduas com postura marcial. Em uma mão sustenta uma palma e na outra uma cruz que ostenta em letras visíveis a palavra "Hodie", em referência ao episódio do espírito do mal, que surge para adiar sua conversão. Calca com o pé vitorioso um corvo que se consome lançando seu grito habitual "Cras".


Texto Extraído do Site:pt.wikipedia.org

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Tropa da PMCE em 1944

 

A década de 40 nos reservou alguns acontecimentos marcantes. O mundo estava prestes a conhecer a II Guerra Mundial e seus horrores. Um pouco antes, em 1941, os pescadores Jacaré, Tatá, Manuel Preto e Jerônimo viajam, por 61 dias, de Fortaleza ao Rio de Janeiro, numa jangada. Na capital da República, levam a Getúlio Vargas reivindicações trabalhistas. Em 1942, o cineasta Orson Welles vem ao Brasil rodar episódios de seu longa It’s all true. Um deles, aborda o carnaval carioca; o outro, a aventura daqueles heróis cearenses. Mas, durante as filmagens, Jacaré morre em acidente . Ele presidia a colônia de pescadores da Praia de Iracema e, na época, fizera denúncias sobre escândalos do mundo da pesca. O documentário não é a biografia de um homem. Antes, é o retrato de Manuel Olímpio Meira, o Jacaré, como cidadão. Já adulto, ele se alfabetizou para melhor cumprir sua missão, tornando-se um líder. Carismático, impressionou Welles, ao passo que causava certa desconfiança nas autoridades.

Texto Extraído parcialmente do Site:www.skyscrapercity.com

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Tropa da PMCE em 1950

Tropa da PMCE em desfile pela Avenida Pessoa Anta em 7 de setembro de 1950.

(...) Na década de 1950, Fortaleza já contava com infra-estrutura razoável e as constantes migrações, em função das secas, faziam crescer o número de habitantes e os negócios. Quando Getúlio Vargas foi reeleito em 1951, o comércio de bens importados a partir de Fortaleza teve um grande incremento, dado por concessões recebidas pelos comerciantes e políticos locais, aliados do presidente.
Nas décadas de 1950 e 1960, inúmeras ações do governo central promoveram o desenvolvimento regional, como a criação da Sudene e do Banco do Nordeste, e a implantação de incentivos fiscais para promover a industrialização de regiões consideradas atrasadas, como o Nordeste, o que é o caso do Mecanismo 34/18 e do Fundo de Investimentos do Nordeste - Finor.
O Ceará naturalmente se beneficiou desse processo, e Fortaleza pôde se fortalecer mais ainda como centro da vida econômica do estado. Entre 1950 e 1960 muitas indústrias se instalaram na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), o comércio se intensificou e a população cresceu quase 100%. (...)

Texto de Suely Chancon, originalmente publicado no jornal O POVO, em abril de 2006

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Desfile de Tropa Motorizada da PMCE

Desfile de tropa motorizada da PMCE em 1948. Serviando de batedores ao Comandante da 10ª RM, no jeep do EB, estão os 2º Ten's PM Pedro Diogo de Lima e Valdir Cavalcante Saldanha em motos do Harley Davidson.

(...) Em 1948 as Harley Davidson dos modelos "U" saiam de linha de produção deixando somente as WL45 como modelo de válvula lateral, era introduzido o modelo Pan Head, denominado assim por causa do formato de panela da tampa de válvulas. A Pan Head não era somente um novo cabeçote, o quadro mudou para acomodar um motor mais alto, mais leve e com dutos de lubrificação internos. Era equipada com uma nova bomba de óleo, mas a mudança mais significativa eram os tuchos de válvula hidráulicos que permitiam que o ajuste perfeito das válvulas fosse menos crítico e o motor assim trabalhava mais frio. Um novo comando acompanhava o sistema.
As cores disponiveis eram o azul azure, vermelho voador e preta. (...)


Texto Extraído Parcialmente do Site: www.motosantigas.com.br

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Tropa Motorizada da PMCE

A fotografia provavelmente é da década de 40. Nela estão o 1º Ten PM Simonides Maia das Chagas e seus colegas policiais motociclistas. Este seria, quem sabe, o embrião do atual Pelotão de Motos da PMCE. Aparentemente se tratam de motos do tipo Harley Davidson.

(...)
A história da marca Harley-Davids oncomeçou em 1903, num barracão localizado nos fundos da casa dos jovens irmãos Arthur e Walter Davidson, no município de Milwaukee, em Wisconsin. A dupla, que tinha em torno de 20 anos, acabava de se associar com William S. Harley, de 21 anos, para construir artesanalmente um pequeno modelo de motocicleta destinado às competições. Foi neste barracão (com três metros de largura por nove metros de comprimento), e em cuja fachada podia se ler o letreiro “Harley-Davidson Motor Company”, que foram produzidas as primeiras três motocicletas da marca.
Dessas três motocicletas iniciais, uma foi vendida diretamente pelos fundadores da empresa, em Milwaukee, para Henry Meyer, amigo pessoal de William S. Harley e Arthur Davidson. Em Chicago, a primeira concessionária nomeada pela marca – C. H. Lang – comercializou outra dessas três motos fabricadas inicialmente.
Os negócios começavam a evoluir, mas num ritmo lento. No dia 4 de julho de 1905, no entanto, uma motocicleta Harley-Davidson venceu, em Chicago, sua primeira competição – e isso ajudou a alavancar ainda mais as vendas da jovem empresa. Neste mesmo ano, foi contratado, em Milwaukee, o primeiro funcionário em tempo integral da Harley-Davidson Motor Company. (...)

Texto Extaraído Parcialmente do Site:www.moto.com.br

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Oficiais da PMCE em 1910

Nesse período o Ceará, a exemplo do restante do País, já vivia a Belle Èpoque, período este iniciado no final do século XIX, com a substituição da pecuária extensiva pelo algodão. Fortaleza possuía uma economia diversificada, com atividades de manufaturas e pequenas indústrias que abasteciam o mercado local, além de um amplo comércio de varejo .
O Teatro José de Alencar era inaugurado a 17 de junho de 1910 e a Banda de Música Major Xavier Torres já abrilhantava o evento fazendo encantar a todos com suas maravilhosas execuções musicais.

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Tropa Motorizada do 2º BPM em Sobral/CE

Tropa Motorizada da PMCE em 1980

Na década de 80 era muito comum o uso de fuscas no patrulhamento das cidades. Aqui vemos uma pequena parte da tropa do 2º BPM, em Sobral/CE, prontos para mais uma jornada de trabalho. As viaturas fuscas eram pintadas de preto e por conta de tal ficaram popularmente conhecidas como "pretinhas".

Em cerca de 60 anos desde sua criação, o fusca tradicional teve muitas alterações, mas manteve o mesmo visual básico. Do pequeno motor de 995cc de 19cv da época em que foi projetado (em 1935/1936) até o de 1.584cc de 53cv atual, sua mecânica passou por inúmeras modificações, mas o seu conceito básico permaneceu o mesmo, com motor quatro cilindros traseiro, refrigerado a ar.
Seu projeto teve origem no início da década de 30 e foi desenvolvido por Ferdinand Porsche em sua própria garagem, em Stuttgart, na Alemanha, ainda hoje sede da Porsche. A proposta inicial previa motor de apenas dois cilindros, refrigerado a ar, que acabou não aprovado. Optou-se então pelo motor traseiro de quadro cilindros (boxer,  oposto dois a dois) refrigerado a ar. A resistente suspensão, por barras de torção, reforçava a idéia de criar um carro econômico, resistente, barato e popular.

Texto Extraído do Site: exactaexpress.com.br

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Sd PM Cavalcante, hoje Sgt PM lotado no QCG, a bordo da VTR 01 - BPChoque - 1985

Viatura do BPChoque em 1985

Em 1985, a viatura utilizada pelo BPChoque no atendimento de suas ocorrências era o Opala. Na fotografia ao lado, vemos o então SD PM Cavalcante a bordo de um desses carros que para a PMCE foram pintados de azul e branco. O uniforme de instrução usado a essa época também era de cor azul escura, e o de passeio muito se assemelhava nas cores, ao do hoje Programa Ronda do Quarteirão.

O projeto de fabricação do Opala demorou cerca de dois anos, sendo finalmente apresentado no salão do automóvel de São Paulo no dia 19 de Novembro de 1968. A receita do Opala combinava a carroceria alemã do "Opel Rekord C / Commodore A", fabricado de 1966 a 1971, à mecânica norte-americana do "Chevrolet Impala". E ao longo de seus 23 anos e 5 meses de produção contínua, passou por diversos aprimoramentos mecânicos e modificações estéticas.
Foram oferecidas duas opções de motores durante a produção do Opala 4 cilindros para as versões básicas quanto luxuosas ou esportivas, so que com mais economia, e 6 cilindros para as também versões básicas, luxuosas ou esportivas. Todos os motores usados no Opala foram derivados de motores da Chevrolet Norte-Americana.
Eleito pela Revista Autoesporte o Carro do Ano de 1972.


Texto Extraído do Site: pt.wikipedia.org

 

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